Vetores da construção civil

A otimização de soluções de projeto, ou construtivas, são uma área de trabalho em que achamos importante investir. São vários os motivos que, quanto a nós, justificam este foco.

Primeiramente colocam-se motivos de base económica. Os recursos dos investidores têm, por norma, um limite, pelo que tem de competir aos projetistas a procura de soluções que maximizem o retorno do investimento do primeiro. 

Com um nível de importância também relevante, coloca-se a questão do valor do tempo. Esta valorização pode-se colocar tanto para o investidor (antecipando o início do retorno do investimento feito) como para o empreiteiro geral (minimização de gastos com a mobilização de pessoal e equipamento).

Outro vetor que importa não esquecer são as questões de sustentabilidade. É conhecida o impacto da pegada de carbono associada à atividade da construção civil, pelo que qualquer redução da quantidade de materiais, substituição por outros menos impactantes, ou redução no uso de equipamento pesado terá um efeito benéfico e mitigador no impacto global de um projeto.

Na 360 Engineering encaramos todos os desafios associados a este tipo de intervenções com realismo, procurando encontrar soluções que sejam racionais, aperfeiçoadas e garantam o cumprimento de todos os requisitos necessários. São exemplos:

      • Avaliação dos pressupostos de comportamento de estruturas e seu ajuste por forma a otimizar quantidades de materiais gastos.
      • Propostas de soluções alternativas, tirando partido das características do existente, ou de diferentes materiais estruturais.
      • Simplificação de procedimentos construtivos ou uso de soluções que permitam um menor tempo de construção global.