Ricardo Luís
Partner • Project Manager • Senior Structural Engineer
Nasce a 26 de maio de 1976, em Lisboa. Muito cedo percebe o gosto especial pelos temas de engenharia, aliado ao gosto técnico pelas disciplinas de Física e Matemática, que resultam na escolha de Engenharia Civil.
Licenciado em Engenharia Civil (especialização cem estruturas) pelo Instituto Superior Técnico (1999), obteve na mesma instituição o grau de Mestre de Estruturas (2005), com a apresentação da tese “Análise estrutural com sobreposição de efeitos de deformações impostas e cargas verticais”, orientado pelo Prof. José Noronha da Camara.
Inicia o seu percurso profissional na empresa JSJ – Consultoria e projetos de engenharia, convidado por ex-professores, onde se mantém por 8 anos. Fruto da proximidade do ambiente académico, este primeiro estágio, permitiu o crescimento profissional como Engenheiro de Estruturas e paralelamente desenvolver vários trabalhos académicos, que foram sendo apresentados em eventos de engenharia nacional e internacional.
Entre 2006 e 2009 é Assistente Convidado na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (IPS), onde leciona as cadeiras de “Conservação e Reabilitação de edifícios” e “Materiais de Construção”.
Aos 31 anos (2007), dá o primeiro salto profissional, quando é convidado pela empresa Energia Técnica para abrir o departamento de Engenharia Civil, com principal incidência nos trabalhos de Estruturas. Aqui viveu os momentos da crise de 2008, com a empresa a investir em mercados internacionais, em particular em projetos em Angola, Brasil e Moçambique. “Foi um período que tirou os técnicos portugueses da sua zona de conforto, mas que lhes mostrou uma outra realidade do mundo e que lá fora eram tão bons como os melhores”.
Com 36 anos (2013), é convidado pela empresa “Quadrante Engenharia” para integrar o seu quadro técnico, na área de edifícios. Aqui desenvolve-se na área de gestão de projeto e em 2014 é convidado para assumir o departamento de estruturas, cargo que abandona um ano e meio depois com a sua saída da empresa.
Em 2015 torna-se consultor independente, situação que evolui em 2017 e dá origem à empresa 360 Engineering, que funda com dois ex-colegas.
Ao longo dos 23 anos de experiência teve a oportunidade de evoluir como projetista de estruturas e Project Manager, maioritariamente na área de edifícios, onde desenvolveu trabalhos com as principais empresas de construção do mercado nacional e em várias partes do globo. Agrega no seu currículo uma pós graduação em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.