Jorge Manuel Rocha
Partner • Project Manager • Senior Structural Engineer
O gosto pela matemática e pela física veio desde o final do secundário, quando a escolha pela engenharia civil ficou clara. Ao longo do curso esta escolha foi-se consolidando e direcionando para a área de projeto, suportado por estágios em empresa de construção nos períodos das férias de verão.
No entanto, a primeira experiência profissional foi feita, de forma consciente, na direção de obra. Pretendeu ver “in loco” a materialização dos projetos em elementos estruturais concretos, por forma a sentir as dificuldades associadas à construção, utilizando esta aprendizagem para melhorar as soluções de projeto a desenvolver futuramente.
Em 2000 começou o seu percurso de projetista na JSJ-Consultores, por forma a conjugar o desenvolvimento de projetos de estruturas com a ligação ao ambiente universitário, conferido pelo facto de os sócios da empresa serem professores no IST. Foram cerca de sete anos de aprendizagem e desenvolvimento contínuo, em que se realçam os projetos do viaduto e estações do SATUOeiras, obras de arte correntes na A23 (Guarda / Belmonte e Teixoso / Alcaria) e alargamento da A1 (Coimbra Sul / Coimbra Norte), estudos para a cobertura da ETAR de Alcântara e para o quarteirão da Portugália, Hospital de Cascais e sede da Polícia Judiciária em Oeiras. Durante este percurso fez pós-graduação em engenharia de estruturas no IST.
Em 2007 integra a equipa da Quadrante, onde assumiu ao longo dos anos funções de coordenador de projeto e líder de equipa de estruturas. Num ambiente com um foco muito mais empresarial, foram novamente sete anos de desenvolvimento de novas vertentes, aliando a gestão de pessoas e recursos aos fundamentos da engenharia de estruturas e coordenação de projetos multidisciplinares e em ambiente internacional. Realçam-se desta fase o desenvolvimento dos seguintes projetos mais relevantes: Hospitais de Braga e de Vila Franca de Xira, Valle Aurelia Shopping (Roma), Fourways Shopping (Joanesburgo), edifícios técnicos para o metropolitano de São Paulo e edifício sede da NOS em Lisboa.
Por forma a desenvolver o seu conhecimento dos mercados internacionais, a experiência seguinte foi feita no Reino Unido, como responsável da equipa de estruturas do gabinete de Colchester da Atkins. Aí, associado ao trabalho desenvolvido numa equipa multinacional, e com materiais e processos construtivos diferentes dos verificados no mercado nacional, esteve em contacto com vários projetos, especialmente na área da educação, como a Garfield Primary (Enfield), a expansão da Singlegate Primary (Londres) ou a Enfield Care Home, todas na zona da grande Londres e leste do Reino Unido.
Após um breve retorno à Quadrante, entre 2016 e 2017, resolve integrar a equipa que formou a 360 Engineering, de modo a colocar a uso toda a experiência acumulada até então nas áreas da engenharia, gestão e coordenação.